Este é o título do último livro de Paulo Miguel Martins, nosso ilustre colega de longa data. Desta vez, o Paulo Miguel afastou-se da ficção e enveredou por uma área onde se tem vindo a especializar nestes últimos anos: o cinema. Diz o press release da editora:
Não é habitual um livro com críticas de filmes sobre formação e gestão. Mas, se tivermos presente a definição de Peter Drucker – «a gestão são as pessoas» – já se compreende melhor, pois por detrás de qualquer projecto, o que há são as pessoas. O fracasso ou o êxito, a nível familiar ou profissional, depende sempre, em última instância, das pessoas.
Por isso, o segredo de uma boa gestão está na formação, porque é através dela que se desenvolvem as potencialidades humanas. Um bom filme, ao apresentar situações que levam o espectador a pensar e, depois, a agir, pode ser uma excelente ferramenta formativa e um estímulo para o desenvolvimento da vida pessoal e profissional. Nem tudo o que se aprende é ensinado nas escolas: há realidades da vida que só se apreendem se forem vistas bem retratadas e representadas… é por isso que o cinema é um tão eficaz meio de aprendizagem pessoal. Vale a pena aproveitar!
Este será, sem dúvida, um livro útil para todos os que se preocupam com a formação humana e profissional.
Como curiosidade, deixo aqui também o link para o 'booktrailer' de Ver, Aprender e Vencer, uma ideia que, num livro sobre cinema, não poderia ser mais apropriada:
Sem comentários:
Enviar um comentário