segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ele vem aí...


Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment: eis o Moodle. Trata-se de um software livre e gratuito de apoio à aprendizagem que pode ser instalado em vários ambientes - Windows, Linux, Mac ou Unix - e que se encontra disponível em diversas línguas, nomeadamente em português.

Foi criado em 2001 pelo cientista Martin Dougiamas e é um sistema que gere actividades educativas através da criação de comunidades online e que permite, de uma forma simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se num curso online à sua escolha.

Muitas instituições de ensino estão a adaptar a plataforma aos seus conteúdos específicos, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. É o caso da Val do Rio, onde a plataforma irá começar a ser usada já no próximo ano lectivo.

De entre os recursos disponíveis para o desenvolvimento de actividades, destacam-se a publicação de materiais, avaliação, chat, diário, fórum, glossários, aulas virtuais, pesquisas de opinião, questionários, SCORM (Sharable Content Object Reference Model), distribuição de tarefas, trabalhos de revisão ou Wiki (edição colectiva de um conjunto de documentos).

Links úteis:
Página oficial do Moodle: http://moodle.org/
Página da Comunidade Moodle Portuguesa: http://web.educom.pt/moodlept/

Sem comentários: