terça-feira, 1 de julho de 2008

29 anos a caminhar

1 de Julho de 1979, precisamente há 29 anos atrás, foi o dia da revolução nos hábitos de audição de música, com o lançamento do primeiro Walkman, a marca registada dos leitores de música portáteis da Sony. Isto graças ao trabalho do engenheiro do departamento de som da Sony, Nobutoshi Kihara, que conseguiu assim satisfazer o desejo de Akio Morita, co-fundador da empresa: encontrar uma forma de poder ouvir as suas óperas favoritas durante os frequentes vôos transcontinentais que fazia.

A partir desse momento, a portabilidade efectiva da música (sem ser preciso carregar às costas 10 kgs de electrónica) tornou-se uma realidade, permitindo a milhões de melómanos do mundo inteiro levar consigo a música favorita para onde quer que fossem, a pé ou em qualquer tipo de transporte.

Daí em diante o caminho ficou traçado, e depois da saudosa cassete, a música portátil passou pelos CD, MiniDiscs e outras variantes, até chegar ao actual leitor de mp3 que nenhum adolescente que se preze pode dispensar na guerra feroz do look casual e do "quem é que tem mais Megabytes no bolso".

Ouvir música tornou-se um acto mais solitário e menos partilhado, mas isso nem é necessariamente um ponto negativo, se pensarmos que a alternativa seria apanhar com os violentos decibéis de uma qualquer Boombox no banco do autocarro, na rua ou na praia. Haja silêncio!

Sem comentários: