terça-feira, 30 de setembro de 2008

Como é que se diz café em português?

De variadíssimas maneiras. O expresso - ou espresso - é bica em Lisboa, provavelmente por se associar o sistema de saída do café (ou do vapor) das máquinas profissionais às bicas de água (fontanários), mas é Cimbalino no Porto, uma palavra que surge a partir da marca de máquinas La Cimbali. E depois, conforme as particularidades do gosto do cliente, o café pode ser curto, cheio, italiana, pingado, duplo, descafeínado, garoto, abatanado, galão, meia de leite (médio directo no Alentejo), em chávena escaldada, em chávena fria, à espanhola (com gelo)...

E a partir de hoje, poderemos ainda juntar outros neologismos à caracterização ou à descrição do café que bebemos. Com a abertura do primeiro Starbucks em Portugal, no Centro Comercial Alegro, em breve os portugueses, que tão benignamente assimilam e adoptam os estrangeirismos que se vão encavalitando na portugalidade, irão começar a falar em machiattos, lattes, moccacinos, decafs...

sábado, 20 de setembro de 2008

Saramago em blogue - Saramago goes to Hollywood


José Saramago segundo Sergei @ www.sergeicartoons.com


À deriva pela blogosfera encontrei o blogue da Fundação José Saramago. Lá podemos, em primeira mão, ler notícias diversas sobre Saramago e ter acesso a recursos ligados ao escritor. Na secção O Caderno de Saramago temos acesso à escrita de opinião do autor na primeira pessoa, no tom marcadamente político ao qual estão acostumados aqueles que conhecem os seus escritos.

Políticas à parte, e já que falamos de Saramago, por que não espreitar a trailer de Blindness, o filme de Fernando Meirelles (realizador de Cidade de Deus e O Fiel Jardineiro), adaptado do romance de 1995 Ensaio Sobre a Cegueira? O elenco conta com nomes sonantes como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal. Isto promete...



Nos cinemas a 13 de Novembro

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Allez Comenius, allez!!!


É com grande orgulho que anuncio que o projecto Technowaste at School, com que nos candidatámos a uma bolsa de estudos do Programa Comenius, foi APROVADO. Será uma parceria de escolas entre a turma de gestão de equipamentos informáticos de 2007 da Val do Rio (TGEIO07) e uma turma homóloga do Lycée Marcel Callo da localidade francesa de Redon, na Bretanha.

As duas turmas desenvolverão projectos paralelos ao longo de dois anos lectivos, tendo em vista objectivos e um produto final relacionados com o tema das boas práticas de reciclagem no contexto das disciplinas técnicas nas escolas profissionais.

O projecto incluirá dois momentos de intercâmbio, com uma visita dos nossos alunos à escola francesa e uma vinda dos alunos franceses à nossa escola, ambas com a duração aproximada de duas semanas e uma agenda cheia de actividades!

O projecto visa igualmente o desenvolvimento da língua inglesa, que será a língua oficial de trabalho, e uma aprendizagem elementar da língua e cultura francesa/portuguesa, para o qual os nossos valentes TGEIOs já tiveram uma preparação linguística prévia com o curso leccionado pela assistente de línguas Ewelina Podolska, no ano lectivo passado.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Temos Jornal!


A espera foi longa, mas finalmente podemos ver o aFluente em papel. Pela impossibilidade de uma impressão offset de grande tiragem, optou-se por uma tiragem reduzida em impressão digital e formato A4, facultando-se igualmente a sua consulta (ou impressão) em formato PDF nos links indicados abaixo. É a última etapa desta fase experimental em que todos os intervenientes no processo aprenderam um pouco mais, e onde se identificaram as restrições técnicas e operacionais deste tipo de projecto.

Fica a intenção de que este número zero seja o ponto de partida para uma publicação que se deseja trimestral, e que o número de colaboradores cresça de forma proporcional ao entusiasmo suscitado por esta primeira edição. Um grande obrigado a todos os que acreditaram no projecto e especialmente àqueles que colaboraram para a sua materialização e que injustamente, por razões circunstanciais, não foram mencionados na ficha técnica.

Faça aqui o download dos PDFs do Jornal:

Versão página a página (A4)

Versão em caderno (A3)